Embora o Brasil seja novo na produção própria de azeites (a primeira produção data do ano de 2008), os produtos têm conquistado cada vez mais seus espaços nas prateleiras dos supermercados, integrando opções ao lado dos selos internacionais.
Há, hoje, uma boa variedade de marcas brasileiras de azeite, e com o objetivo de saber quais delas são as melhores escolhas na hora da compra o Paladar promoveu mais uma edição de testes. Compuseram o time de jurados da vez os azeitólogos Paula Brauen, Ana Beloto e Sandro Marques, que levaram em consideração aroma, frescor, sabor, nível de amargor e picância.
Inicialmente foram selecionadas 11 marcas para a análise, contudo cinco delas tiveram de ser descartadas por não estarem em “plena forma”, ou seja, produtos que apresentaram defeitos sensoriais significativos, indicando falhas na produção, alta exposição dos frutos ao calor ou erro de fermentação. Portanto, foram de fato testadas amostras de apenas 6 marcas, que apresentarm azeites em sua plenitude.
Os resultados foram organizados em uma lista classificatória, que cedeu o segundo lugar para a marca Vertentes. O azeite do selo é produzido em Minas Gerais e tem um sabor frutado maduro, equilibrado e com picância suave, além de ser classificado pelos jurados como um produto que possui alta complexidade sensorial.
O ranking completo pode ser conferido na matéria ‘Qual é o melhor azeite brasileiro?’, por Chris Campos. Leia aqui.