O Dia de Reis é comemorado neste sábado, 6, e celebra a visita dos três reis magos a Jesus Cristo após seu nascimento. Na história contada na Bíblia, eles trazem três presentes para o recém-nascido: incenso, mirra e ouro.
E para comemorar a data, há uma receita de um bolo de Natal, que faz parte da tradição portuguesa. A confecção dele é repleta de simbolismos: a massa do bolo representa o ouro, enquanto as frutas cristalizadas simbolizavam os presentes oferecidos pelos reis a Jesus.
Além disso, em algumas regiões é tradição incluir uma fava ou uma pequena figura de presépio dentro do bolo e aquele que encontra o objeto é considerado o “rei” ou “rainha” da festa.
Como todos os anos, a Padaria Dona Deôla aposta na receita, que lembra a essência do panetone com frutas cristalizadas, como ameixa, figo, abacaxi e nozes.
O bolo é delicioso e por remeter a um dia tão especial vale o trabalho. A massa demora em torno de 12 horas para ficar pronta devido à fermentação, por isso, é melhor começar no dia anterior ou bem cedinho para ter a receita pronta para o café da tarde. Veja a receita completa do bolo de reis aqui.