PUBLICIDADE

Radar

Brasil participa de projeto da Nasa para cultivo de alimentos no espaço

Cerca que 39 países que se uniram para colaborar e descobrir formas de criar uma presença segura fora da Terra

Rover Perseverance atingiu um marco importante em busca por vestígios de vida em Marte. Foto: Nasa/DivulgaçãoFoto: Nasa/Divulgação

Cultivar alimentos na terra, ou seja, no solo, já apresenta os seus desafios, como enfrentar as condições climáticas extremas que, com frequência, atingem todo o planeta. Agora, imagine cultivar alimentos no espaço?

Embora pareça uma ideia distante, é uma das vertentes que pertencem ao Projeto Artemis, com o objetivo de embarcar na Lua com segurança e garantir a exploração a longo prazo para chegar à Marte, com alimentação dos astronautas se tornando um dos pontos mais importantes a serem considerados.

O Brasil nesta jornada

O Brasil está entre os países que fazem parte do Acordos Artemis, além da Argentina, Austrália, Nigéria, Grécia, México, Japão e outros trinta países que baseiam-se no Tratado do Espaço Exterior de 1967.

Para o Portal do Brasil, o presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), Marco Antônio Chamon, afirmou que o Brasil pretende colaborar através da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) com as buscas pelas formas de cultivar alimentos fora da Terra para ampliar essa jornada espacial.

PUBLICIDADE

‘’O Brasil está tentando contribuir em algo em que tem um protagonismo internacional muito grande, que é a agricultura’', comentou o presidente da AEB.

Curiosidades sobre o projeto

O projeto busca automatizar os processos de cultivo e extração de alimentos das plantas para produzir alimentos frescos aos astronautas. Isso envolve investimentos e estudos em diversas áreas.

Os robôs agricultores, projetados para plantar, irrigar, colher culturas, aplicar defensivos e monitorar o crescimento das plantas, são um dos exemplos, além de outras produções com tecnologia avançada. Conheça outras sete curiosidades sobre o projeto para levar alimentos frescos ao espaço.

Projeto Artemis

PUBLICIDADE

Até o momento, as parcerias dos trinta e nove países devem contribuir com formas, técnicas e tecnologias para alcançar uma presença sustentável na Lua, onde a NASA se preparará para a missão humana com destino à Marte. As informações são do portal NASA.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE