A cachaça é uma bebida tradicional brasileira muito utilizada no preparo de drinques como caipirinha. No entanto, ela também pode servir como ingrediente na cozinha, trazendo aromas e sabores especiais para os pratos.
A bebida ainda contribui para amaciar carnes e é um contraponto para o sabor da gordura. Pode ser usada para marinar, grelhar, assar, flambar e cozinhar no vapor. Além disso, rende bons molhos e caldas.
A cachaça funciona em receitas com carne, frango, frutos do mar, legumes e até mesmo doces. Saiba tudo sobre como usar a bebida na cozinha no Caderno de Receitas “Leve a cachaça para a cozinha: ela é um ingrediente versátil e saboroso”.
Menos é mais
Quando for cozinhar com cachaça, porém, vale uma ressalva: menos é mais. Em quantidades exageradas, o álcool pode tomar conta do prato e ofuscar os outros sabores, especialmente se a bebida for envelhecida em madeira, pois possui sabor e aroma mais intensos.
Isso não significa que as cachaças amareladas não podem funcionar na cozinha, mas é preciso ter mais cuidado e atenção. Na dúvida, prefira as branquinhas, que são um curinga para qualquer preparo.
Receitas com cachaça
Arroz com pernil, cachaça e frutas
O arroz com pernil e frutas é uma ótima receita para usar cachaça. A bebida aparece na marinada que vai ao forno junto com o pernil e como parte do líquido em que o arroz é cozido, sendo responsável por dar mais sabor a todos os elementos do prato. Veja a receita completa.
Linguiça com uva e cachaça
A combinação de linguiça e cachaça tem cara de aperitivo e é exatamente isso o que esse prato tem a oferecer. A dupla aparece acompanhada de uvas, que emprestam acidez a junção de ingredientes. Veja a receita completa.
Bombom de cachaça
O sabor potente do álcool e doçura da cana fazem da cachaça um ingrediente que também vai bem com doces. Nesse bombom, ela entra na ganache que será o recheio da sobremesa. Veja a receita completa.
Como harmonizar cachaça
Além de ir bem na cozinha, a cachaça também harmoniza bem com pratos e não apenas com tira gosto, como é o mais comum. Os meios para harmonizar pratos e pingas são parecidos com os usados em uma harmonização com vinhos. Portanto, pratos leves pedem bebidas mais leves e receitas mais pesadas vão bem com cachaças mais encorpadas.