A gastronomia de São Paulo é bastante diversa, graças às influências históricas e culturais aglomeradas ao longo dos séculos. Além disso, a criatividade do brasileiro acrescenta ainda mais variedade à culinária local, combinando conhecimento e gastronomia. Um exemplo disso é o cachorro quente de flores de Holambra, uma cidade localizada em São Paulo.
Segundo o portal Exame, o Kok Holambra, uma lanchonete tradicional da cidade, oferece aos clientes este lanche com o ingrediente inusitado. Ele é composto por salsicha cozida, alface, repolho roxo, molhos especiais do local, pepino agridoce, um recheio a escolha do cliente e flores comestíveis, tudo envolto por um pão brioche.
Capital nacional das flores
A ideia foi colocada em prática pelo casal Marcio Serafim Godinho e Juliana Exel, donos do Kok Holambra, e está alinhada ao caráter cultural da cidade: a capital nacional das flores.
Holambra é repleta de passeios, pousadas e restaurantes, mas o destaque são as áreas rurais que abrigam produções de flores que representam 50% do mercado florista do país, segundo o portal da Prefeitura de Holambra.
Cachorro quente tradicional com destaque internacional
Apesar da criatividade do brasileiro representar parte da gastronomia do país, as versões tradicionais dos quitutes também ganham destaque no cenário internacional.
Em março de 2024, o cachorro quente brasileiro ficou em terceiro lugar entre as melhores versões de cachorro quente existentes no mundo segundo o TasteAtlas. A iguaria chamou a atenção pelo formato oval do pão, as combinações diversas e a experiência da generosa mordida. Confira detalhes.
Receita de cachorro quente no pão de queijo
Para quem gostaria de combinar duas paixões nacionais, o cachorro quente no pão de queijo é uma ótima pedida. Essa delícia pode ser preparada em casa em poucos passos, e a ideia é apostar no pão de queijo do zero para complementar com a salsicha, catchup e mostarda. Veja a receita completa aqui.