PUBLICIDADE

Radar

Como usar o café além da bebida? Confira 3 receitas práticas

Saiba como explorar o ingrediente na culinária do dia a dia, por meio de preparos fáceis que acentuam o sabor do café

Em um prato verde de louça está a manteiga de café enfeitada com grãos de café. Ao lado, grãos de café sobre um pano. Foto: Ana Bacellar/DivulgaçãoFoto: Ana Bacellar/Divulgação

O café conquistou espaço em cafeterias, restaurantes e lares de todo o mundo, especialmente para acompanhar a primeira refeição da manhã ou como complemento do almoço e jantar. Essa popularidade fez com que surgissem diferentes versões nas prateleiras: moído e torrado, solúvel, gourmet e muitos outros tipos que aproveitam o grão.

Esses grãos geralmente são direcionados para o preparo da bebida, mas há outras formas de aproveitar o café, considerando principalmente receitas. E não precisa ser apenas as tradicionais, como o Tiramisù, dá para explorar o ingrediente em outros formatos. Veja três abaixo:

Panqueca de café

Para quem pensa que é necessário se desdobrar na cozinha para preparar uma bela receita com café, está enganado. A prova disso é essa panqueca de café, que utiliza poucos ingredientes e fica pronta em apenas 6 passos. Veja a receita completa aqui.

Panqueca de café Foto: Ana Bacellar/Divulgação

PUBLICIDADE

Manteiga de café

1 colher (sopa) de café em pó, o que equivale a 15g, é suficiente para mudar todo o sabor dessa manteiga. Em uma das etapas de preparo, basta adicionar a mistura de café à manteiga e bater com a batedeira até obter uma creme bem macio. Veja a receita completa aqui.

Manteiga de café da Helô Bacellar. Foto: Ana Bacellar/Divulgação

Pudim de café

Pra quem gosta de se desafiar na cozinha, pode testar em casa essa receita de pudim de café, formada pela base do doce, caramelo e as etapas de finalização. A dica final é desenformar o pudim de café sobre um prato de bordas altas e servir. Veja a receita completa aqui.

PUBLICIDADE

Pudim de café. Foto: Ana Bacellar

Leia também

Café de veleiro

O veleiro Artemis segue em exportação com toneladas café brasileiro e cacau até a Europa, mais especificamente para a França. Esse processo está ocorrendo por meio do transporte marítimo, em uma viagem que pode durar até 24 dias.

A grande diferença é que o o veleiro contribui para que esse transporte de mercadoria ocorra de forma 90% menos poluidora do que embarcações tradicionais. Ficou interessado e quer saber mais? Confira detalhes na coluna de Ensei Neto.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE