Em uma parceria entre a TOWT (TransOceanic Wind Transport), a importadora francesa Belco e a FAF (Fazenda Ambiental Fortaleza), o veleiro Artemis segue em exportação com toneladas café brasileiro e cacau até a Europa, mais especificamente para a França.
Esse processo está ocorrendo por meio do transporte marítimo, em uma viagem que pode durar até 24 dias, e aqui está a grande diferença: o veleiro contribui para que esse transporte de mercadoria ocorra de forma 90% menos poluidora do que embarcações tradicionais.
Segundo a coluna de Ensei Neto, a Fazenda Ambiental Fortaleza trabalha principalmente com cafés especiais e café orgânico envolvendo pequenos produtores. Felipe Croce, responsável pela FAF, topou participar do transporte com essa modalidade inédita.
Esse processo é bom para manter a exportação, mas também não deixa de lado parte de uma cadeia mais sustentável e ainda fornece atividade para esse meio, mesmo que demorado. Confira detalhes no texto completo da coluna.
Ficou com vontade de tomar café?
Se lendo sobre a jornada do café exportado deu vontade de ingerir a bebida, você continua no lugar certo. Paladar reuniu especialistas para testar diferentes estilos de café do mercado, e elegeu as melhores opções para saborear em casa. Confira abaixo:
O melhor café solúvel
6 marcas de café solúvel, facilmente encontradas nas prateleiras dos supermercados, foram colocadas à prova em mais um teste cego de Paladar. Após a degustação, a marca Native levou a medalha de ouro, se destacando pelo retrogosto agradável e corpo-médio alto. Veja o teste completo aqui.
O melhor café gourmet do mercado
40g de pó para 500 ml de água foi a receita padronizada que definiu o melhor café gourmet do mercado. Após esse preparo, cada um foi avaliado em quesitos como persistência, corpo, sabor e equilíbrio, revelando apenas uma marca vencedora. Veja o teste completo aqui.