A quantidade diária ideal de café, segundo o British Medical Journal, é de três a quatro xícaras por dia. Os tipos de preparo mais populares incluem café filtrado e espresso, mas podem surgir dúvidas sobre qual pode ter maior impacto na saúde.
Segundo a matéria de Thaís Manarini ao Estadão, o café espresso permite que algumas substâncias dos grãos passem para a bebida, o que pode estar associado ao aumento do colesterol, por exemplo.
No entanto, outros estudos mostram que esse quesito pontual entre estes preparos não são tão significativos e são considerados discretos. Isso significa que os benefícios e sabores do café não são completamente afetados pelos diferentes métodos de preparo.
Além dessa versatilidade de preparo em potencial, o café pode ser explorado em diversas receitas que vão além de bebidas, como panquecas de café (veja a receita completa aqui) e muito mais.
Manteiga de café
Outra opção além da panqueca de café é a manteiga de café, uma versátil alternativa que pode acompanhar o café da manhã. Veja a receita completa aqui.
O melhor café gourmet do mercado
Ficou com vontade de um cafezinho? O Paladar realizou um teste às cegas com especialistas, em que foram avaliadas as marcas mais populares de café gourmet moído e torrado. Na degustação, foram analisadas características como corpo, aroma, equilíbrio, persistência e sabor, seguindo uma única receita: 40 gramas de pó para 500 ml de água. Veja a classificação completa.