O Brasil é amplo quando o assunto é culinária. Basta pesquisar ou presenciar as maravilhas nativas presentes em diversas regiões. Algumas delas se enquadram na categoria exótica por serem mais difíceis de serem encontradas e poucos exploradas. Um dos exemplos é o camu-camu, uma fruta exótica versátil na cozinha e benéfica para o organismo.
Você conhece essas qualidades? O fruto pequeno e arrendado é nativo da região amazônica e possui cor bordô por fora e esbranquiçada por dentro. Será que ela é repleta de benefícios?
Benefícios do camu-camu
Segundo a matéria no Summit Agro, do Agro Estadão, sim. A camu-camu é especialmente rica em vitamina C, e, quando comparada a laranja, ela possui 30 vezes mais dessa vitamina na composição, o que a torna muito benéfica para a saúde. Esse composto no organismo ajuda a combater gripes e infecções.
Camu-camu na gastronomia
O camu-camu pode ser consumido in natura ou estar entre os ingredientes de receitas diversas. Ele vai muito bem em preparos de sabores doces, como geleias, licores e sorvetes, ou então pode adicionar mais sabor e cor a bebidas como sucos e smoothies.
Outra fruta exótica
Cambuci
Outra fruta exótica é o cambuci, que possui um sabor azedinho e combina tanto com receitas doces quanto com salgadas trazendo contraste aos pratos. Ela é rica em vitaminas e minerais que fazem bem para a saúde. Aprenda uma receita com cambuci:
Geleia de cambuci
Você pode ter uma geleia de camu-camu e outra de cambuci na sua casa. É necessário guardar a geleia de cambuci em um vidro esterilizado para manter seu sabor e textura. Veja a receita completa aqui.