A canela faz parte do grupo das ervas e especiarias que são comumente usadas na gastronomia. Ela pode integrar especialmente receitas doces ou pratos salgados, dando um toque marcante aos sabores a aromas do preparo. Por ser um ingrediente natural, está muito além da sua versatilidade na cozinha, e sim também é composta por elementos que fazem bem à saúde.
Segundo a nutricionista Mayra Correa, consumir canela com certa frequência e a partir de doses adequadas é bom para o controle da glicemia, ou seja, da quantidade de açúcar no sangue, além da especiaria atuar como antioxidante no organismo. Ela é composta principalmente por óleos essenciais.
Além da canela...
Embora cada erva ou especiaria possua suas particularidades em relação a composição e até mesmo funções no organismo, outros ingredientes naturais possuem ações semelhantes, especialmente por atuarem também como antioxidantes. Essa lista contempla o gengibre, que, além disso, colabora para acelerar o metabolismo, e a cúrcuma, com, inclusive, atributos anti-inflamatórios e quimioprotetores.
Receitas com canela
Podemos aproveitar a versatilidade da canela em receitas distintas por meio dos ingredientes de bolos ou chás e para complementar os sabores de uma pipoca. Todas esses preparos, e outros, podem incluir a canela, especiaria que contribui para a saúde.
Arroz de pato da Gabriela, cozido com cravo e canela
O chef Paulinho Martins apresenta uma versão brasileira de arroz de pato, cozido com cravo e canela. O prato é feito com pato inteiro, vinho tinto seco e uma variedade de temperos e legumes. Finalizado com tomate concassé, salsinha e cebolinha, rende 46 porções. Veja a receita completa aqui.
Maçã com canela na AirFryer
A nutricionista Thaís Barca compartilhou com o Paladar esta receita saudável e nutritiva, que fica pronta em apenas quatro passos utilizando a AirFryer até dourar a maçã mesclada com a especiaria. Veja a receita completa aqui.
Ervas e especiarias x temperos industrializados
Os temperos industrializados estão disponíveis nos mercados e talvez sejam os mais utilizados, mas não os mais indicados, segundo a profissional, pois possuem sódio e outros aditivos químicos que não fazem bem à saúde. São esses motivos que tornam as ervas e especiarias naturais uma alternativa aos temperos industrializados. As informações são desta matéria do Estadão.