Uma alimentação saudável inclui legumes, que oferecem diversos benefícios para saúde, e ajudam a colorir o prato e são saborosos. No entanto, o consumo desses alimentos não precisa se limitar à polpa – suas cascas, muitas vezes descartadas, também podem ser utilizadas em receitas criativas e nutritivas,
Segundo a matéria de Helena Gomes, chefs recomendam maneiras adequadas de conservar as cascas de legumes para usá-las em receitas ao longo dos dias, o que permite o aproveitamento integral dos alimentos e a preservação de sua qualidade
Como conservar cascas de legumes
Há três modos de guardar a casca de legumes, para conservar o seu sabor, o seu benefício e até mesmo aquela crocância característica. Quer saber como? Confira dicas abaixo:
- Potes: você pode guardar as cascas de legumes em potes na geladeira.
- Saquinhos: outra alternativa é guardar as cascas em saquinhos, também na geladeira.
- Potes herméticos: é possível desidratar e cristalizar os legumes, e assim guardar em potes herméticos.
É importante lembrar que essas dicas não valem somente para cascas de legumes, mas também se estendem para cascas de frutas. Algumas delas, como limão, jabuticaba, laranja e abacaxi, podem ser congeladas.
Como usar cascas de frutas e legumes?
Os chefs não só explicaram como conservar as cascas, mas também como usá-las na cozinha. Com cascas de frutas e legumes, é possível fazer snacks que podem ser lanches ou complementar sobremesas e drinques. Um exemplo é a casca de banana.
Doce com casca de banana
Para essa receita, você vai precisar de banana, casca de banana, açúcar mascavo, canela a gosto e limão, que devem ser adicionados conforme os passos do preparo: fáceis e práticos. Veja a receita completa aqui.