As oleaginosas ainda são muito temidas por muitos pelo seu alto teor calórico. Mas, ao contrário do que se pensava antigamente, esse grupo de alimentos pode ser muito benéfico para a saúde e controle de peso.
Além disso, esses nuts, compostos por nozes, amêndoas e castanhas, agem em mecanismos que contribuem para o aumento da sensação de saciedade, aplacando a fome. Mas os cientistas destacam que é preciso ter equilíbrio e não cometer excessos.
Entre as tantas opções, uma das mais famosas é a castanha-de-caju. O legítimo fruto do cajueiro esbanja gordura monoinsaturada, a mesma do azeite, e também acumula boa quantidade de proteína. Essa castanha tem sido bastante utilizada na fabricação de bebidas vegetais destinadas aos veganos.
Receitas com castanha-de-caju
Fagotini de espinafre e creme de castanha de caju
Sofisticado e 100% vegano, o fagotini de espinafre e creme de castanha de caju é uma excelente opção para um jantar diferente e muito saboroso. Veja a receita completa aqui.
Frango salteado com castanha de caju e brócolis
O frango salteado com castanha de caju e brócolis é o prato perfeito para servir durante um jantar e surprrender pelo sabor atribuído pela castanha. Veja a receita completa aqui.
Para saber mais sobre as oleaginosas e os benefícios de cada uma delas, leia a matéria de Regina Célia Pereira, no Estadão.