O pernil suíno costuma ser a carne que divide espaço com o peru nas mesas durante as festas de final de ano, e não é a toa. Sua textura única, suculência e gosto marcante formam a combinação perfeita para os demais pratos típicos da época, como farofa, salada, arroz especial, entre outros.
A peça exige atenção e cuidado para se alcançar o nível de maciez e sabor desejados, levando em consideração que a escolha de ingredientes para a marinada e o tempo de cocção errados podem atrapalhar.
Além disso, outros fatores contribuem para um bom resultado, como por exemplo a escolha da peça. Conseguir um pernil suíno de qualidade pode ser um desafio e tanto, por isso Marcelo Vaz, chef do Brodo restaurante, recomenda adquirir a peça em açougues especializados.
Optar pela proteína com menos gordura, mais fresca possível e sem tempero também são fatores importantes para ter um assado de dar água na boca. Mais dicas do especialista podem ser encontradas na matéria ‘Aprenda a fazer um pernil suíno maravilhoso’, por Felipe de Paula, disponível aqui.