Cerveja não é tudo igual, e essa é uma máxima que vale tanto para marcas quanto para os tipos indicados em suas respectivas embalagens, que implicam em diferentes ingredientes, formas de fabricação únicas e, por conseguinte, sabores distintos.
Atualmente, a bebida se divide em tipos principais: Stout (também chamada de Porter), Sour, Lager e, por fim, Ale, cada um com características que se revelam na coloração, no gosto, na textura e outros aspectos.
As cervejas da família Ale chamam atenção por apresentarem uma alta complexidade de sabores, podendo ser frutadas, doces, amargas ou picantes. É esse aspecto, inclusive, que torna uma Ale ideal para acompanhar queijos de diferentes tipos, em especial os fortes, e também pratos apimentados, como os da culinária indiana ou tailandesa, por exemplo.
Um rótulo cerveja Ale desenvolvido no interior de São Paulo chegou a ganhar o título de melhor cerveja do mundo pelo World Beer Awards, a Ashby Britsh Strong Ale, com mais de 5,5% de teor alcoólico. Confira mais informações sobre o produto aqui.
Rodrigo Nogueira, cervejeiro e sócio da Croma Beer, compartilha mais detalhes sobre esse e os demais tipos de cerveja na matéria ‘Qual a diferença entre os tipos de cerveja?’, por Gabriel Assumpção. Leia na íntegra aqui.