PUBLICIDADE

Radar

Cerveja: conheça as principais características do tipo Stout

Especialista também indica opções de harmonização com a bebida; confira

Canecas de cerveja contendo cerveja escura sobre uma mesa de madeiras com pequenos pretzels espalhados. Foto: Pixel-Shot/Adobe StockFoto: Pixel-Shot/Adobe Stock

Bebida alcoólica feita através da fermentação de cereais, a cerveja é um dos itens mais consumidos no mundo inteiro, e sua história remonta os tempos antigos, com registros que datam mais de 4 mil anos (saiba mais aqui).

Hoje, a cerveja está à venda em praticamente todos os lugares, sendo possível encontrá-la em supermercados, restaurantes, bares, adegas, lanchonetes e outros estabelecimentos, e ainda em inúmeras variações não apenas de marca mas também de tipo, o que implica em diferentes modos de produção e, como consequência, sabores.

Entre os principais tipo de cerveja estão as Lager, Stout (também conhecidas como Porter), Ale e Sour. As da família Stout são facilmente reconhecidas pela cor, pois não corresponde aos típicos tons amarelados que se espera de qualquer cerveja. Esse tipo é escuro, porque leva malte torrado, e apresenta notas de café e chocolate.

Por ter um sabor mais intenso e encorpado, as cervejas Stout são ideais para acompanhar carnes grelhadas e, para quem gosta de doces, ainda harmoniza muito bem com brownies e chocolates. Você pode conferir sugestões de rótulos do estilo na matéria ‘Cervejas stouts para o calorão’, por Heloisa Lupinacci, disponível aqui.

Rodrigo Nogueira, cervejeiro e sócio da Croma Beer, compartilha mais detalhes sobre esse e os demais tipos de cerveja na matéria ‘Qual a diferença entre os tipos de cerveja?’, por Gabriel Assumpção. Leia na íntegra aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE