Publicidade

Publicidade

Radar

Você sabe o que é uma cerveja session?

Se você é um dos muitos amantes da bebida, é provável que já tenha se deparado com esse termo ao menos uma vez; saiba o que caracteriza

Cervejas. Foto: Patrícia Cruz/AEFoto: Patrícia Cruz/AE

Água, levedura, malte e lúpulo formam uma mistura muito conhecida ao longo da história da humanidade, a cerveja, que é até hoje uma das bebidas mais consumidas no mundo todo. Por ser muito popular, é comum que hajam diferentes tipos por aí, como frutada, preta, sem glúten, com variados níveis de álcool, sem mencionar os tipos, que determinam o modo de fabricação e, por conseguinte, corpo, aparência e sabor das cervejas. E se você é um dos muitos consumidores da bebida, é provável que já tenha se deparado ao menos uma vez com o termo ‘cerveja session’, ou ‘session beer’, mas sabe o que isso significa?

De acordo com o site da Allagash Brewing Company, ‘session’ não indica tipo, mas sim que a cerveja em questão tem um teor mais baixo de álcool (que é abaixo de 4% ou 5%).

Características

Além de ser baixa em álcool, a cerveja session é considerada mais leve - isto é, menos encorpada -, e por isso é ideal para dias mais quentes. Não possuem muito malte, tampouco muito lúpulo; são menos amargas e fáceis de beber, com sabor equilibrado.

Quais tipos podem ser session?

PUBLICIDADE

Embora tenha características definidas, o conceito ‘session’ pode sofrer certas modificações para alguns cervejeiros, entretanto alguns tipos de cerveja podem se enquadrar no termo, como por exemplo pilsen, pale ale, witbier, gose, blonde, berliner weiss, kolsch e hefeweizen.

As melhores cervejas para o frio

Cervejas session são boas opções para o calor, mas existem uma série de cervejas que se encaixam perfeitamente em dias frios, e que harmonizam com pratos mais robustos. Veja quais são os tipos ideais na matéria ‘3 cervejas que combinam com dias frios’.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE