A cerveja conquistou o mundo, adaptando-se a diferentes culturas com variações de ingredientes, métodos de preparo e técnicas inovadoras que resultaram em novos estilos. Um exemplo dessa evolução é a cerveja zero. Mas, afinal, qual a diferença entre a cerveja zero e a cerveja tradicional?
Para responder a essa pergunta, Paladar consultou Fernanda Ueno, da Japas Cervejaria. Ela explica ue a principal diferença está no teor alcoólico. Cervejas com 0,5% de álcool são consideradas sem álcool e já apresentam algumas diferenças de produção.
Já as que incluem 0,0% de ter alcóolico são preparadas com outros métodos, mais específicos. Quanto ao sabor, que é uma das principais dúvidas, Ueno explica que é possível, sim, chegar a um gosto semelhante do sabor de uma cerveja tradicional, que geralmente tem mais álcool.
Esse gosto pode ser pouco percebido pelo público em geral, enquanto degustadores experientes costumam identificar um sabor diferente na cerveja zero. Assista o vídeo abaixo para entender mais detalhes:
Veja também
Melhor cerveja puro malte
Pensando em auxiliar quem deseja se refrescar com uma boa cerveja, o Paladar convidou um júri especializado, que avaliou 13 marcas de cerveja puro malte vendidas nos supermercados, para definir qual a melhor opção para os consumidores. Veja o teste completo aqui.
Melhor cerveja sem glúten
Em outro teste, especialistas analisaram seis marcas de cervejas sem glúten, levando em consideração sete critérios: aroma, carbonatação, retrogosto, persistência da espuma, drinkability (facilidade para beber), aparência e sabor. Veja o teste completo aqui.
Melhor cerveja sem álcool
Prefere cerveja sem álcool? Com o intuito de ajudar o consumidor na missão de escolher a melhor cerveja não alcoólica do mercado, o Paladar realizou outro teste cego com sommeliers e cervejeiros para avaliar as marcas mais populares desse estilo. Veja o teste completo aqui.