Thaís Barca, nutricionista especializada em fitoterapia, e Graziela Von Kossel, professora de bebidas e harmonização da Universidade Anhembi Morumbi, abordaram algumas questões importantes sobre o chá e o café na matéria de Helena Gomes.
Uma das principais dúvidas levantadas é sobre o uso dessas bebidas na rotina diária, e surpreendentemente, tanto o chá quanto o café são semelhantes em composição e em alguns efeitos, embora apresentem diferenças.
“O chá é similar à cafeína, principalmente quando a função é o foco”, explica a professora. Ela acrescenta que o chá pode ser direcionado para tarefas como meditação. Por outro lado, o café é mais indicado para quem pretende praticar atividades que envolvem movimentos, pois fornece mais disposição. Apesar disso, ambos auxiliam em relação ao foco.
Já a nutricionista aborda sobre a composição dos diferentes chás, que podem ter teores de cafeína - a principal substância do café- variados, dependendo do modo em que é feito (como o chá verde, branco e preto) em comparação ao café. Leia o conteúdo na íntegra.
Arroz japonês regado com chá
O chá pode ser incorporado em diversas receitas para adicionar sabores. Um exemplo é o arroz japonês regado com chá banchá (chá verde japonês). Veja a receita completa aqui.
Manteiga de café
Além de bebidas, os grãos de café em pó podem ser transformados em uma manteiga de café. Esta preparação é simples e requer poucos ingredientes. Veja a receita completa aqui.