Publicidade

Publicidade

Radar

Chef italiano cria restaurantes com desperdício zero

Refeitórios comunitários estão em mais de cinco cidades pelo mundo

Ineficiência na distribuição, desperdício e excesso no consumo levam à perda de um a cada cinco quilos de comida no mundo, segundo estudo da Universidade de Edinburgo. Foto: Evelson de Freitas/EstadãoFoto: Evelson de Freitas/Estadão

O renomado chef Massimo Bottura, com três estrelas Michelin, criou 14 Refettorios (centros comunitários) em cidades como Milão, Paris, Mérida, Lima, Sydney e agora Nova Iorque através do projeto Food for Soul.

Ele fundou os Refettorios em 2016 com a sua esposa, Lara Gilmore, para ajudar a combater o problema global do desperdício alimentar. O chef utiliza ingredientes que poderiam ser jogados fora pelos fornecedores para dar às pessoas vulneráveis acesso a refeições de alta qualidade.

Em parceria com arquitetos, artistas e líderes comunitários, o projeto transforma espaços vazios, como igrejas e até mesmo uma casas históricas, em centros culturais equipados com cozinhas, salas de jantar e outras instalações.

PUBLICIDADE

Em entrevista a BBC, Bottura foi questionado dos motivos de criar uma cozinha tão cuidada em espaços para os desfavorecidos. Na resposta de Bottura, apontado frequentemente como um dos melhores chefs do mundo, ele disse que todos merecem respeito e beleza – e, claro, comida saudável.

Receitas testadas e aprovadas

O Paladar tem várias receitas testadas e aprovadas que podem ser replicadas em casa. Confira opções de pratos, drinques e sobremesas aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE