Publicidade

Publicidade

Radar

Chef revela truque para descobrir se o pinhão está estragado

A semente pode ser uma ótima opção para integrar receitas juninas, mas precisa estar em condições próprias para consumo

PINHÃO. Foto: Niels Andreas/AEFoto: Niels Andreas/AE

Você sabia que existem alguns tipos de pinhão no Brasil? Entre eles, é claro, está o mais popular, que apresenta casca de coloração escura. O pinhão é bastante consumido durante o mês de junho, pois sua colheita ocorre no mesmo período das Festas Juninas. Em bom estado, o pinhão oferece benefícios à saúde, ou seja, é uma alternativa saudável nessas festas. No entanto, quando estragado, pode apresentar riscos à saúde, e por isso é importante saber quando um pinhão não está próprio para consumo.

Como cozinhar pinhão?

Você pode preparar as sementes na frigideira ou churrasqueira e experimentar os diferentes sabores do pinhão, mas o método mais tradicional para cozinhar pinhão é utilizando a panela de pressão e sal a gosto. A semente cozida fica pronta em aproximadamente 40 minutos, sendo 1 hora e 10 minutos o tempo limite de preparo. E é durante o preparo que você pode identificar a condição da semente.

Truque para descobrir se está estragado

Mostramos primeiro a forma tradicional de como cozinhar pinhão porque, ao utilizar a panela de pressão, você deve observar se o pinhão boia na água, pois esse é o principal indício de que a semente está estragada. Esse é um truque para evitar prejuízos à saúde e, muito pelo contrário, utilizar o pinhão em boas condições para aproveitar os seus benefícios. Saiba tudo sobre como cozinhar pinhão na matéria de Gabriel Assumpção ao Paladar neste link.

PUBLICIDADE

Receitas

Bolo de pinhão

O preparo é complementado com ingredientes como ovos, farinha de trigo, canela em pó e outros, mas possui o pinhão como protagonista. A receita fica fácil de ser feita em casa com as instruções da chef Cláudia Genaro. Veja a receita completa aqui.

Bolo de pinhão Foto: Wagner Ribeiro

Pamonha de pinhão com linguiça de porco

PUBLICIDADE

A pamonha e o pinhão são duas quitutes das Festas Juninas que se combinam nessa receita. O prato fica pronto em apenas seis passos e é uma forma de sair das receitas tradicionais, mas utilizando ingredientes típicos. Veja a receita completa aqui.

  Foto: Márcio Fernandes|Estadão

Torta de pinhão

Saiba como preparar a massa e o recheio dessa torta salgada que combina queijo, manteiga, alho, azeitona, farinha de trigo e outros ingredientes. Veja a receita completa aqui.

Torte de pinhão, Lapinha Spa Foto: Rogerio Voltan

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE