Existem muitas variedades de sabores de sorvetes, e a versatilidade de ingredientes é uma das razões que tornam essa iguaria tão popular globalmente. Essa característica acompanha a tendência atual do consumo de produtos artesanais, com a adição de elementos diferenciados que dão um toque especial aos sorvetes.
Esses são pontos de duas sorveterias da Zona Oeste de São Paulo: Frida & Mina e Pine & Co. Ambas estão situadas no bairro Pinheiros e foram destacadas por chefs e restaurateurs na matéria de Matheus Mans como ótimas opções para quando você estiver a fim de saborear bons sorvetes.
Frida & Mina
Este estabelecimento, na rua Artur de Azevedo, produz sorvetes e casquinhas artesanais. Para Catarina Ferraz, chef do Cais, o sabor caramelo salgado é um dos destaques da Frida & Mina.
Já para Rhaiza Zanetti, chef de confeitaria do TUJU, o sabor laranja com castanha de caju e o de curd de limão siciliano e mirtilo são os notáveis da casa, além de tantas outras opções disponíveis no cardápio.
Pine & Co
Salvatore Loi, do Giro Ristobar, destaca que o sabor pistache da Pine & Co é excelente, e a Rhaiza Zanetti, chef de confeitaria do TUJU, cita que ficou encantada ao experimentar o sorvete de Yuzu da casa.
Danillo Coêlho, do Mila, pontua que o estabelecimento oferece com frequência opções distintas, e o cheesecake de morango se tornou o seu favorito.
Para explorar outras regiões de São Paulo que abrigam boas sorveterias com sabores e propostas diferenciadas de sorvetes, segundo chefs e restaurateurs, confira o conteúdo completo clicando no link.
O primeiro livro sobre sorvetes
O sorvete tem ligação com a história. O primeiro livro dedicado aos sorvetes, “De’ Sorbetti” (1775), foi escrito pelo médico italiano Filippo Baldini. O profissional, que não atuava na gastronomia, destacou os ingredientes naturais dos sorvetes da época ao ressaltar os seus benefícios à saúde. Confira o link para saber mais desta história.