Publicidade

Publicidade

Radar

Chefs sugerem alternativas mais econômicas que o azeite para receitas

O alto preço é um dos fatores que impulsionam essa prática, interessante para uma cozinha mais criativa

As marcas adulteradas são Tradição, Figueira de Foz, Torre de Quintela, Pramesa e Lisboa. Foto: Hélvio Romero/EstadãoFoto: Hélvio Romero/Estadão

O azeite é um ingrediente versátil que pode enriquecer e complementar várias receitas. No entanto, devido ao seu preço elevado ou para explorar novas opções na cozinha, chefs sugerem substituí-lo ou reduzir a quantidade utilizada.

Para a BBC, o padeiro Nicola Olivieri sugere o uso de manteiga em receitas, como panetones, ou strutto, uma gordura de porco, em bolos e pães. Já Poppy Kourkoutaki, chef executiva de um restaurante na Grécia, destaca que a própria gordura da carne ou do peixe pode servir como substituto do azeite.

Embora essas alternativas ofereçam benefícios e tenham pouco impacto no sabor, quem prefere manter o azeite pode optar por produtos de maior qualidade e usar uma quantidade menor. Cristina Brizzolari, proprietária da Riso Buono, menciona que um bom azeite proporciona sabor com apenas um fio na receita.

O melhor azeite brasileiro

Marcas de azeite 100% nacionais, produzidas em várias regiões do país, foram selecionadas para avaliação de frescor e sabor. Saiba o resultado aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE