Existem muitos modos de preparar carnes assadas, e um deles é o clássico churrasco brasileiro, cuja popularidade é tão grande que o torna o segundo melhor prato de toda a América do Sul, ficando atrás do ceviche peruano de acordo com o TasteAtlas.
Origem do churrasco brasileiro
Acredita-se que a refeição tenha surgido a partir de 1800, na região Sul do Brasil (no caso, no Estado do Rio Grande do Sul), por meio de imigrantes europeus que se reuniam em torno de uma fogueira e colocavam sobre o fogo pedaços de carne em espetos deixando-as grelhar lentamente.
Essa herança reverbera nos dias de hoje, visto que o churrasco normalmente marca ocasiões especiais, seja para celebrar alguma data ou para reunir familiares e amigos em um momento de descontração com uma mesa farta.
Características do churrasco brasileiro
Assim como a maioria dos churrascos feitos no mundo, a refeição consiste basicamente em colocar uma peça de carne temperada (que pode ser bovina, suína e até ave) sobre uma grelha suspensa em brasa quente e deixá-la cozinhando até adquirir uma coloração dourada.
Mas, o que difere e destaca positivamente a nossa versão é a textura suculenta e macia que o corte, a porção certa de tempero e o tempo exato de cocção proporcionam.
Como preparar um bom churrasco?
Fazer um bom churrasco é quase uma ciência, e para ajudar quem deseja pilotar churrasqueiras com destreza o Paladar tem um guia, que ensina a preparar carnes, montar churrasqueira, mexer com o fogo de forma segura, entre outros aspectos. Leia na íntegra a matéria ‘Manual completo do churrasco perfeito’, por Felipe de Paula.