Embora pareça um evento tipicamente (e unicamente) brasileiro, o churrasco é popular em todo mundo. No entanto, ele possui variações de estilos, formas de preparo e outras particularidades, dependendo do país.
Leia também:
Segundo esta matéria de Paladar, o churrasco no Japão é conhecido como ‘Kushiyaki’, um nome dado de modo geral para remeter a alimentos no espeto, porque churrasco japonês e espetos são termos aliados.
As grelhas são simples e ganham fogo com leves brasas de carvão. Funciona dessa maneira: as carnes e vegetais são servidas no espeto após passarem pelo calor da grelha.
A grande particularidade está na seleção e investimento em molhos e temperos, especialmente apimentados, para adicionar um sabor único a esse churrasco. Onde consumir? Você encontra comumente o churrasco japonês nos bares, botecos e ruas do país.
Kushiyaki: yakitori e yakiniku
Existem variações de Kushiyaki, mas a mais conhecida entre os moradores do país se chama yakitori, que remete ao frango grelhado. Também existe o yakiniku, nesse caso, são as carnes grelhadas.
Cortes prediletos
Alguns cortes são considerados prediletos do público japonês, e essa lista engloba tanto as carnes quanto os vegetais, sendo quiabo, pancetta, berinjela, carne ou vísceras (como intestino, por exemplo) de frango.
Acompanhamentos prediletos
Assim como no Brasil, existem acompanhamentos tradicionais que são servidos com o churrasco japonês, como bolinhos de arroz, edamame (grãos de soja dentro da vagem) e molho tarê de diversos tipos.
Estilos de churrasco pelo mundo
Gostou de entender melhor como o churrasco no Japão é preparado? A matéria completa engloba também como funciona em outros países, mostrando a diversidade gastronômica e cultural existente no mundo acerca de um mesmo termo: o churrasco. Entenda mais sobre o assunto neste link.