Publicidade

Publicidade

Radar

Churrasco: três dicas para temperar as carnes de forma correta

O tempero influencia não apenas no sabor, mas na textura e na suculência das peças

Peças de carne. Foto: Codo Meletti|EstadãoFoto: Codo Meletti|Estadão

O churrasco é uma refeição comum entre os brasileiros para aproveitar o final de semana. A ocasião quase sempre reune familiares e amigos, além de bebidas e carnes que serão cuidadosamente preparadas na brasa.

No caso de quem está encarregado de comandar a churrasqueira, cabe não apenas impedir que as peças queimem no fogo, mas também temperá-las adequadamente, realçando sabores, evitando possíveis ressecamentos e preservando a suculência.

Certamente os churrasqueiros mais experientes têm seus próprios segredos, mas algumas dicas profissionais são sempre bem-vindas, certo? Fabio Lazzarini, chef do Varanda, compartilha três pontos importantes:

Temperar antes de assar: adicionar o sal à carne antes de colocá-la no fogo fará com que a peça absorva as propriedades do tempero no tempo certo.

Não esfregue o sal: quem utiliza sal grosso nas carnes pode pensar que, por ter granulados grandes, o sal não vai fixar e por isso esfrega. Isso não é recomendado, pois as carnes ficarão muito salgadas e possivelmente duras. Azeite e manteiga também não são apropriados para fixar o tempero, basta despejar um punhado do sal sobre as peças.

PUBLICIDADE

Temperando frango: a carne do frango permite temperos mais incrementados, por isso podem receber marinadas feitas com limão, azeite, mostarda e outros ingredientes.

Ainda precisa de ajuda com outros detalhes do churrasco? Em nosso manual você confere informações essenciais, que vão desde dicas de acompanhamento, orientação de utensílios, métodos para acender a churrasqueira de forma segura a como planejar quantidades, entre outras. Confira na íntegra aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE