Você já ouviu falar dos superalimentos? Pelo nome, dá para imaginar que não são simples ingredientes, mas, acredite, eles estão mais perto da sua cozinha do que você imagina. Não existe uma definição oficial, mas os alimentos conhecidos por essa nomenclatura são aqueles ricos em substâncias protetoras e que agregam benefícios à saúde.
O que classificam os superalimentos?
A classificação dos superalimentos serve para comunicar ao consumidor sobre o alto valor nutricional desses alimentos. A maioria deles é de origem vegetal e tendem a ser ricos em antioxidantes e outros fitoquímicos associados à diminuição do risco de doenças, como destaca a matéria de Regina Célia Pereira, na editoria de Saúde do Estadão.
Mas, lembre-se, nenhum alimento é mágico e de nada adianta consumir esses ingredientes, se o resto do cardápio não acompanhar escolhas saudáveis.
5 superalimentos para você incluir na alimentação
- Azeite de oliva: mais da metade da composição do azeite é pura gordura monoinsaturada, que é conhecida pelos seus benefícios cardiovasculares. O óleo da oliva também contém substâncias antioxidantes, com destaque para os polifenóis, que, além de ter aquele aroma característico, diminuem o risco de tumores. Saiba qual é o melhor azeite brasileiro.
- Chá-verde: o chá verdadeiro da planta Camellia sinensis tem entre seus principais fitoquímicos as catequinas, a cafeína, a teobromina e os taninos, formando uma mistura protetora das células e que garante mais disposição. Saiba qual é o melhor chá-verde de saquinho.
- Cúrcuma: esse rizoma, também chamado de açafrão-da-terra, oferece compostos antioxidantes, e vai bem em refogados, já que em meio oleoso, junto do calor, favorece a liberação dos compostos aromáticos. Conheça mais benefícios da cúrcuma e saiba inseri-la na sua dieta.
- Linhaça: a semente do linho é uma ótima fonte de ômega-3, contém fibras que auxiliam no trânsito intestinal e, para completar, oferece a lignana, componente que atua como uma espécie de hormônio e combate tumores. Descubra como usar a linhaça em receitas.
- Ora-pro-nóbis: a planta faz parte do grupo das PANCs (plantas alimentícias não-convencionais) e tem vivido seus dias de glória. Embora seja conhecida em muitas cidades mineiras, ela se tornou um fenômeno com o crescimento do veganismo, devido a oferta de vitaminas, sais minerais e boa quantidade de proteínas. Descubra os benefícios pouco conhecidos da ora-pro-nóbis e como incluir essa PANC na sua alimentação.
Receitas com superalimentos
Receitas com superalimentos são uma excelente forma de adicionar sabor e nutrientes ao seu dia a dia. Ingredientes como cúrcuma, alecrim e ora-pro-nóbis não só enriquecem o paladar, mas também oferecem diversos benefícios à saúde. Confira como essas combinações simples podem transformar suas refeições.
Azeite de alecrim
O azeite de alecrim é um dos azeites trufados, também conhecido como azeite aromatizado, feito a partir da conserva de alecrim no azeite. Essa receita é perfeita para pão, sopa, caldo ou qualquer outro tipo de comida que precise de um toque especial e sutil. Veja a receita completa.
Chá verde com jasmim gelado e framboesas
Um drinque cheiroso e extremamente saboroso pela adição das framboesas e chá verde. Esse preparo encanta quem experimentar a bebida, além de contribuir para a saúde. Veja a receita completa.
Panqueca de banana com linhaça
Com banana nanica, ovo, linhaça e aveia em flocos, você prepara facilmente essa panqueca, que é perfeita para consumir no café da manhã. Veja a receita completa.
Arroz com cúrcuma
O arroz branco do dia a dia pode ficar ainda mais saboroso e extremamente nutritivo com a adição de cúrcuma, cebola e alho no preparo. Veja a receita completa.
Angu com creme de ora-pro-nóbis
O angu é um prato clássico do Brasil feito à base de fubá e água, mas pode ficar ainda mais elaborado quando combinado com um delicioso creme de ora-pro-nóbis - planta considerada um dos superalimentos pelos benefícios que oferece. Veja a receita completa.