Corte clássico da barriga do porco, o bacon é um ingrediente comum em várias receitas, acrescentando um sabor e aroma defumado especial em hambúrgueres, enrolado no frango, complementando a batata frita e até fazendo parte do feijão.
Por sua versatilidade, o bacon pode fazer parte da finalização de diversos pratos, doces ou salgados, resultando em combinações saborosas. Foi pensando em facilitar os modos de incorporá-lo nas receitas de forma correta que o jornalista do Paladar, Felipe de Paula, entrou em contato com a chef Zenir Dalla Costa, docente do curso de gastronomia do Senac.
Sobre como armazenar o bacon da maneira corre, ela orienta que é preciso preservar o bacon fresco do jeito certo para manter a qualidade do sabor. A orientação é para deixá-lo na geladeira ou em uma câmara fria. Além disso, a especialista aconselha a manter o produto na embalagem original - caso ela seja à vácuo.
Se não for à vácuo, você pode depositá-lo em um recipiente hermético ou enrolá-lo em plástico filme. “Ele deve ficar em uma área da geladeira onde a temperatura seja mais constante, como nas prateleiras para carnes e legumes. Deve ficar sempre bem embalado para evitar que o cheiro passe para os demais produtos da geladeira”, explica.
Neste link, você confere a matéria completa com mais orientações sobre a melhor forma de cortar, como deixar o bacon crocante e muitas outras dicas da especialista.
Agora, quer receitas sobre bacon? Clicando aqui você encontra diversas receitas testadas e aprovadas pelo Paladar.