Publicidade

Publicidade

Radar

Como as regiões produtoras de café no Brasil obtêm indicação geográfica?

Descubra quais áreas possuem esse selo, indicando ótimas condições de cultivo; conheça também as melhores marcas gourmet do mercado

Na foto exemplos de variações de torra de grãos. Foto: Hélvio Romero/EstadãoFoto: Hélvio Romero/Estadão

Qualquer amante de café reconhece, mesmo à distância, o irresistível aroma da bebida. Esse é apenas um dos atributos provenientes do cultivo de qualidade dos grãos de café, que geralmente passam por extensos processos de produção para se tornarem impecáveis.

A coluna de Ensei Neto destaca algumas regiões que são especialmente favoráveis a esse cultivo, pois elas são demarcadas com Indicação Geográfica. Isso significa que essas áreas apresentam condições altamente benéficas para o cultivo de café.

Como obter a Indicação Geográfica?

As áreas com Indicação Geográfica (IG) apresentam condições ideias para o cultivo do café, envolvendo fatores como o clima, botânica, local de produção e outros aspectos que vão além de técnicas e manuseios simples.

O processo de demarcação exige a participação de produtores e a cooperação e organização de órgãos como governos estaduais, prefeituras e o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Essas parcelas tornam a criação da Indicação Geográfica um desafio, mas de grande importância.

PUBLICIDADE

14 regiões brasileiras com Indicação Geográfica

  1. Montanhas do Espírito Santo Caparaó
  2. Mantiqueira de Minas
  3. Região de Garça
  4. Região do Cerrado Mineiro
  5. Conillon do Espírito Santo
  6. Campo das Vertentes
  7. Matas de Rondônia
  8. Sudoeste de Minas
  9. Região das Matas de Minas
  10. Região da Canastra
  11. Região de Pinhal
  12. Sudoeste de Minas
  13. Norte Pioneiro do Paraná
  14. Alta Mogiana

Qual a melhor marca de café gourmet do mercado?

Uma degustação às cegas realizada pelo Paladar, para avaliar as melhores marcas de café gourmet do mercado, revelou que a Melitta (Cerrado) é a melhor de 2024. A marca agradou aos especialistas devido ao corpo aveludado e sabor surpreendente, com nuances de nibs de cacau e frutas amarelas. Confira detalhes de todas as marcas avaliadas neste link.

PUBLICIDADE

Receitas com café

Espresso martini

O bartender Luh Galdino compartilhou com o Paladar a receita deste drinque clássico que possui licor de café, café espresso e solúvel entre os ingredientes. Veja a receita completa aqui.

Espresso martini Foto: Bar dos Cravos/Divulgação

Manteiga de café

PUBLICIDADE

A manteiga de café é uma versátil e diferente alternativa que pode acompanhar o seu café da manhã. Você pode finalizar a receita usando grãos de café para decorar. Veja a receita completa aqui.

Manteiga de café da Helô Bacellar Foto: Ana Bacellar/Divulgação

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE