Resistir a um bacon sequinho e crocante é uma tarefa difícil para algumas pessoas. Mas você já se perguntou de onde vem aquele bacon delicioso que adoramos fritar? Para responder a essa pergunta, convidamos a chef Zenir Dalla Costa, que é docente de gastronomia do Senac e especialista no preparo de bacon.
Conhecido também como ‘toucinho’, o bacon é feito através do corte suíno ‘’pancetta’'. O nome dessa peça, que significa ‘’barriguinha’'em italiano, possui quatro cortes. O primeiro, ao longo da espinha dorsal, é um corte superior. O segundo, considerado inferior, corta o peito e a barriga do porco. O terceiro, vai da extremidade da copa-lombo e termina na ponta do esterno. O último corte continua pela extremidade do presunto e vai até o pernil.
Defumação
Sabe aquele gostinho defumado que só o bacon pode proporcionar? Esse sabor especial vem do tratamento térmico que transforma a ‘’pancetta’' em bacon, que passa por um processo de cocção em altas temperaturas.
Assim que o bacon sai do forno, um jato de água resfria a carne, para que a peça atinja temperaturas menores que 40°C. Posteriormente, o bacon é levado para grandes câmaras frias, que mantêm a maciez e qualidade da carne.
Saiba tudo sobre bacon
Quer saber tudo sobre o preparo de bacon? Desde o processo de fritura até o corte ideal para cada receita? Clique aqui e confira as principais dicas para cozinhar com bacon.