Ir às compras perto das festas de fim de ano pode ser estressante. Seja para a ceia de Natal ou de Ano Novo, uma coisa é certa, os mercados estarão lotados e os preços um pouco salgados, especialmente o de carnes e peixes que costumam ser a atração das festas nessa época, como o bacalhau.
Mas para você saber escolher bem, o Paladar pegou algumas dicas com Abner Almeida, CEO da Caxamar Brasil e especialista em bacalhau, que podem te ajudar na hora de comprar o peixe.
Ele sugere comprar o bacalhau já dessalgado, caso venha de um fornecedor certificado e de confiança. Mas, seja o bacalhau dessalgado ou não, é preciso observar alguns critérios para adquirir um peixe de qualidade, confira algumas dicas a seguir:
- Evite comprar postas e lombos de bacalhau que tenham pintas pretas ou marrons e manchas vermelhas ou rosadas de sangue, pois isso indica excesso de umidade e refrigeração inadequada, o que pode causar a presença de fungos e bactérias no peixe;
- Para ter um bacalhau perfeito no jantar, procure postas de coloração mais amarelada, que indicam maior cura e apresentam melhor textura e sabor. Os peixes mais esbranquiçados geralmente tem cura menor e menos qualidade;
- O bacalhau deve apresentar um aspecto seco e a textura não pode ser amolecida, limosa ou molhada;
- Sempre procure por produtos de maior cura e leia as informações que estão indicadas nas embalagens.
Para saber mais curiosidades e como preparar o bacalhau, leia a matéria completa aqui.