A nutricionista Thaís Barca, da Clínica CliNutri, especializada em nutrição esportiva e funcional, recomenda o consumo de vinagre de maçã devido a seus benefícios para a saúde. Entre eles, equilíbrio do pH estomacal, melhora do controle glicêmico, da digestão e da lipólise (“quebra de gordura”).
Composto por ácido acético, água e pequenas quantidades de outros ácidos orgânicos, o vinagre de maçã é obtido através da fermentação da maçã e, apesar de ser insignificante em termos calóricos e no número de nutrientes, contém diversos minerais como potássio, e compostos fenólicos, que vem sendo associados com propriedades antioxidantes.
O vinagre de maçã orgânico é melhor?
O vinagre de maçã orgânico é um composto natural originado da fermentação da maçã orgânica, ou seja, com uso de adubos orgânicos e sem agrotóxicos. Isso o torna mais saudável, com mais antioxidantes e livre de conservantes e outros aditivos presentes no vinagre tradicional.
Como escolher o melhor vinagre de maçã?
Para Thaís Barca, a dica de ouro é ficar atento ao rótulo dos produtos. “Olhe principalmente a lista de ingredientes, um bom vinagre de maçã será somente um fermentado acético de maçãs orgânicas e nada mais”.
Como inserir vinagre de maçã na dieta?
Para quem quer consumir puro, o ideal é diluí-lo em 100 ml de água, utilizando-se uma colher de sopa de vinagre de maçã, dessa forma, o líquido poderá desempenhar melhor sua função. Além disso, a nutricionista revela o melhor horário para ingeri-lo e as melhores misturas, desde pratos até temperos na matéria completa.
Confira também receitas deliciosas sugeridas pela nutricionista: molho de salada refrescante e maçã com canela e vinagre na Airfryer.