A manteiga surpreende quando o assunto é utilidade na gastronomia. Ela é usada para complementar um simples pão, refogar alho ou cebola, adicionar um sabor diferente aos pratos, saltear legumes e muito mais. No entanto, além da tradicional, existem outras versões, como a manteiga ghee.
Esse é um estilo de manteiga clarificada indiana, caracterizada pelo seu sabor amendoado e intenso, que tradicionalmente possui variados usos na culinária, como a fritura, e pode substituir a manteiga convencional.
A manteiga ghee é obtida a partir da nata do leite, onde os sólidos chegam a caramelizar na panela e resultam em uma gordura de coloração mais escura, puxada para o dourado, e sabor particular.
Como é elaborada com 100% gordura, não contém lactose, e por isso também atinge um grande público que considera essa composição. Veja abaixo o passo a passo de como obter a manteiga ghee e saiba mais no conteúdo completo:
E a manteiga noisette?
Além da ghee, a manteiga noisette é outra diferente versão, mas de origem francesa. Ela se destaca por uma coloração mais puxada para o avelã, além do aroma acentuado e sabor único. A manteiga noisette é simples de preparar e dá um toque especial nos pratos, além de servir como base para outros preparos.
Manteiga caseira
A manteiga tradicional também é facilmente preparada em casa. Sua base é formada pelo creme de leite integral, que precisa ser batido até parecer (só parecer) talhado e, então, se separar do líquido restante. O processo rende uma porção saborosa e bem trabalhada de manteiga. Quer saber mais? Confira tudo neste conteúdo.
Leia também:
Receitas com manteiga
Seja a tradicional ou a manteiga ghee, apostar nesse produto em uma alimentação, com consumo moderado, é uma alternativa prática e saborosa. O Paladar tem uma série de receitas, testadas e aprovadas, que incluem a manteiga e seus diferentes tipos. Confira neste link.