A diferença do café espresso para o coado está no processo que exige a passagem por um filtro, que o café espresso não possui. Por isso confere a bebida deste tipo microbolhas de ar que dão um efeito de cremosidade no conjunto e tornam essa versão praticamente gourmet.
Explorando mais sobre esta bebida, o guia escrito por Giulia Howard conta com colaboração de Ensei Neto, especialista em café, que mencionou que este estilo surgiu na Itália e ainda descreveu como fazer um belo café espresso:
- Para formar esse clássico basta trabalhar com a proporção de 1:4: ¼ de onça peso (7 gramas) para se obter uma onça líquida (30 ml).
Leia também:
O café espresso perfeito existe? Cientistas descobrem a fórmula secreta
Pesquisadores da Universidade de Oregon fizeram uma descoberta significativa no mundo do café expresso. Um aspecto notável da pesquisa é a solução encontrada para um problema recorrente na indústria do café: a aglomeração de partículas no moedor. Descubra detalhes sobre a pesquisa neste link.
Receitas com café espresso
Mousse de espresso
Este mousse precisa ficar pelo menos cerca de três horas na geladeira para garantir a consistência adequada e elevar os sabores especiais da receita. Embora pareça muito tempo, o mousse fica pronto em seis passos, ou seja, se for preparado pela manhã, à noite já pode ser saboreado. Veja a receita completa aqui.
Espresso martini perfeito
O bartender Luh Galdino, do Bar dos Cravos, compartilhou com o Paladar a receita deste drinque clássico com licor de café, café espresso e solúvel entre os ingredientes. Veja a receita completa aqui.