O Brasil ocupa o 14º lugar entre os maiores consumidores de café do mundo, de acordo com dados da Organização Internacional do Café (OIC). A partir deste número, é interessante explorar curiosidades sobre a bebida, segundo informações do Estadão, em matéria de Adriana Moreira e Giovanna Castro.
- O principal composto dessa bebida popular é a cafeína, mas há outras substâncias importantes no café, como o ácido clorogênico.
- O consumo da bebida varia de acordo com as preferências pessoais, podendo ser com ou sem açúcar, mais fraco ou mais forte. Não há uma maneira correta de consumir café.
- A cafeína atua como um potencializador dos receptores já presentes no corpo, em vez de ser a causa direta de certos problemas de saúde, como gastrite, insônia ou enxaquecas, como observa a nutricionista Juliana Gimenez Casagrande.
- A qualidade do café é avaliada desde sua produção entre os grãos, o que geralmente se reflete nos preços finais do produto, dependendo dos métodos utilizados, conforme destaca o especialista em café Ensei Neto.
Cafés com o selo do Paladar
Desfrutar do aroma característico do café no conforto do lar é bom, mas melhor ainda é quando isso ocorre utilizando as melhores marcas do mercado. Um time de especialistas degustou às cegas amostras de café moído e torrado, avaliando quesitos como aroma, corpo e sabor para eleger as de qualidade. Confira o resultado.
Em outro teste, foram avaliadas 11 versões de café em cápsula, levando em consideração características como aroma, sabor e finalização. O primeiro lugar, nessa categoria, apresentou uma espuma cremosa, equilíbrio no sabor e notas de doce de leite. Clique para saber a classificação completa.