Quem nunca viu alguém balançar uma taça de vinho enquanto sente o aroma e, logo em seguida, dar o primeiro gole? Esta matéria do Guia dos Vinhos explora justamente a questão dos aromas da bebida, pontuando que essa atitude faz com que os elementos da bebida se mesclem em conjunto com o oxigênio e se tornem ainda mais acentuados.
E como um dos elementos fundamentais da bebida, o aroma influencia diretamente a experiência da degustação. Primeiro, vamos entender: o aroma tem ligação direta com o paladar porque torna essa experiência ainda melhor. O segundo ponto é que, para cada um, a degustação vai acontecer de forma diferente diante do aroma.
Isso se deve ao fato de que cada indivíduo possui certo tipo de bagagem com aromas, e, ao sentir, durante a degustação do vinho, pode remeter ao que está ligado a sua memória. Até mesmo contato com hortas, temperos e com outros vinhos podem influenciar nesse processo.
Sendo assim, os aromas possuem grande ligação com a degustação. Outro fator importante para reconhecer as nuances aromáticas de um vinho é simplesmente treinar o seu olfato para isso. Mas isso requer muitos balanços nas taças. Confira detalhes no conteúdo completo.