Molho de cor amarelada que aparece com frequência em sachês ao lado do ketchup e da maionese em lanchonetes e restaurantes ou, então, em garrafas de diversas marcas em gôndolas de supermercado, a mostarda é um condimento que acompanha petiscos, quitutes e carnes em geral.
Ela vem de um grão pequeno, de no máximo dois milímetros, e é utilizada pela humanidade desde a Antiguidade. Segundo Ana Elisa Faria, na matéria ‘O que é mostarda? Um condimento para os fortes’, registros apontam que os egípicos usavam os grãos moídos para temperar alimentos, e, com o povo romano, a mostarda passou a ser misturada com garum e mel, liberando um sabor mais complexo.
A mostarda como hoje é conhecida pode ter diferentes estilos, e todas elas derivam de três tipos de grãos, mas o modo de prepará-la é básico: consiste na fermentação fos grãos triturados e diluídos em algum líquido com boa acidez, podendo ser vinagre ou vinho. Sal e outras especiarias também entram na receita que, ao contrário do que muitos pensam, pode ser feita em casa.