Não é só o Papai Noel que é um convidado certeiro das festas de final de ano! O espumante também marca presença e se mostra como uma das principais bebidas das celebrações que reúnem amigos e famílias.
Por conta disso, na hora da ceia, uma das dúvidas mais frequentes e pertinentes sobre a iguaria é a maneira a qual servi-la para garantir a qualidade da degustação. Para te ajudar a sanar essa questão, a especialista em vinhos Suzana Barelli explica, na matéria de Chris Campos para o Paladar, como servir o espumante. Confira:
Como servir espumante?
Para servir o espumante corretamente, é necessário servir somente uma pequena quantidade do líquido, pois ele levanta muitas borbulhas.
Após elas abaixarem e sumirem, você pode adicionar mais da bebida. Uma das dicas da especialista é servir com a taça levemente inclinada para que não faça tanta espuma.
Qual a diferença entre espumante e frisante?
E se você é do time que adora um espumante e um frisante, mas não sabe diferenciar essas duas bebidas, não se preocupe, pois o Paladar te explica!
A diferença entre essas duas bebidas está em sua complexidade. Enquanto o frisante é um pouco mais doce e simples, o espumante tem notas mais secas - dependendo do tipo - e possuem elaborações mais complexas.
Teste do espumante
Agora que você sabe servir um espumante perfeitamente, venha conferir quais são os rótulos que surpreenderam por sua qualidade e sabor. Veja aqui o teste do Paladar dos melhores espumantes de 2024. Veja o teste completo.