Os supermercados estão lotados de embalagens brilhantes e coloridas que guardam os famosos ovos de chocolate, tradicionais da época de Páscoa.
No entanto, com tantas opções, a maioria das pessoas têm dúvidas sobre qual ovo escolher. Para ajudar neste momento, ao Paladar, o chef confeiteiro Rodrigo Ribeiro deu dicas valiosas de como analisar o rótulo dos ovos de Páscoa e, assim, escolher o melhor chocolate.
1. Chocolate vs. cobertura sabor chocolate
A primeira coisa que é preciso notar ao pegar um ovo de Páscoa é a informação de se ele é de “chocolate” ou se tem “cobertura sabor chocolate”. Segundo o confeiteiro, o termo ‘cobertura sabor chocolate’ indica que aquele chocolate tem gordura hidrogenada, e produtos assim não são os melhores, muito menos os mais saborosos...
2. Evite produtos com rótulos muito longos
Assim como a maioria dosalimentos, rótulos com muitos ingredientes não são boas opções, já que uma longa lista de ingredientes indica que o ovo tem muita química, o que acaba tirando a qualidade do chocolate. Sendo assim, neste momento: menos é mais.
3. O ovo de chocolate precisa ter 3 ingredientes
Um ovo de qualidade sempre terá somente estes ingredientes: cacau, açúcar e leite, caso o chocolate seja ao leite. Fora isso, o resto é aromatizante ou químicos.
Para conferir mais dicas do chef confeiteiro, leia a matéria de Helena Gomes, no Paladar.
Melhor ovo de Páscoa do mercado
Para quem vai comprar o ovo de Páscoa, o Paladar promoveu uma degustação às cegas com 60 ovos de chocolate.
Os produtos foram avaliados quanto ao aspecto visual, aroma, textura e sabor por um time de especialistas em chocolate (veja o resultado do teste aqui).