Quem gosta das comidas de festas juninas certamente já está vendo formas de preparar as receitas típicas em família ou levar aos próximos eventos. Entre as mais famosas estão a pamonha e curau, especialmente à base de milho e que são destaque no Centro-Oeste do Brasil.
Região Centro-Oeste
Não é a toa que esses pratos são tão tradicionais nesta região. Segundo o infográfico junino do Estadão, é culturalmente comum utilizar o milho e os seus derivados em receitas dessa época: é milho de tudo quanto é jeito. Esses preparos vão além das etapas culinárias, pois o momento de fazê-los, especialmente uma vez ao ano, são tradições que unem famílias e marcam memórias. Veja receitas juninas de cada região do país.
Leia também:
Pamonha
São usadas seis espigas de milho na receita. Uma dica importante na escolha do ingrediente é evitar espigas muito moles ou duras, brancas ou excessivamente amareladas, e analisar se os ‘cabelos’ estão grudados na espiga. Veja a receita completa aqui.
Curau
Essa receita inclui ingredientes como milho verde, açúcar, amido de milho, leite e canela em pó. Para servir corretamente e dar um toque especial para o curau, espere esfriar e polvilhe a canela em pó. Veja a receita completa aqui.
Os principais ingredientes das festas juninas
A ‘’cultura do milho’' no Centro-Oeste do país, como menciona o infográfico do Estadão, está alinhada aos três ingredientes comuns nas festas juninas. Além do milho, a mandioca e o amendoim são os outros ingredientes que marcam as tradições regionais, compondo os principais ingredientes presentes em festas juninas brasileiras.