O café é um ingrediente consumido em todo mundo e usado principalmente para fazer bebidas quentes e geladas, mas também é comumente utilizado em receitas de sobremesas e drinques alcoólicos
Nas cafeterias e padarias, várias versões das bebidas podem ser encontradas, como o famoso “latte” - feito com café e leite, ou os mais tradicionais, como o cappuccino e o mocha, que apresenta um equilíbrio perfeito entre o amargor do café espresso, a suavidade do leite vaporizado e o dulçor do chocolate.
A bebida leva esse nome como referência ao grão de café que tem um sabor semelhante ao do chocolate e é cultivado em Mocha, no Iêmen.
No preparo do mocha tradicional, utiliza-se calda de chocolate no preparo, diferentemente do cappuccino que é feito com chocolate em pó geralmente. Você também pode provar uma versão gelada e cremosa do mocha que leva gelo e essência de baunilha como um toque especial. Veja a receita completa.
Café gourmet
Em meio a tantas bebidas, o café gourmet tem se destacado. Ele apresenta uma maior qualidade, sendo reconhecido pela Abic (Associação Brasileira da Indústria de Café) como uma bebida “de baixo amargor, acidez e doçura moderada a alta, com destaque para os atributos frutado e floral”. Para te ajudar na hora de escolher o melhor café gourmet, o Paladar testou às cegas os produtos mais encontrados nos supermercados (veja o resultado).
Para descobrir mais bebidas tradicionais com café e como prepará-las em casa, leia a matéria completa aqui.