Na busca incansável de acompanhar todos os estilos e métodos diferentes para coar café, o brasileiro segue guardando o método Melitta como seu queridinho e salva vidas.
Isso porque a maioria dos amantes de café, ainda apresentam muitas dúvidas acerca da maioria dos métodos de preparo espalhados pelo Brasil e mundo. Dentre os cuidados na hora de preparar sua bebida, especialistas orientam se atentar na hora da escolha do pó, o aroma e claro, a incorporação da bebida antes de servi-la.
Explicação do método Melitta
O método Melitta é um dos mais populares para preparar café coado. Ele utiliza um filtro de papel e requer um pó de café mais fino, garantindo uma extração rápida e equilibrada. Esse método é semelhante a outros, como Hario, Kalita e o café expresso. Saiba mais neste link.
Como usar o filtro e dicas de moagem
Para preparar, coloque o pó no filtro de papel e despeje água fervente em movimentos circulares, garantindo que todo o café seja umedecido e seu aroma liberado. O filtro possui ranhuras verticais e uma abertura estreita no fundo, o que proporciona um fluxo de água mais lento e reto em comparação a outros filtros de papel. O resultado é uma bebida delicada e equilibrada.
Como controlar o tempo para um café equilibrado?
O tempo ideal de extração está entre 2 e 3 minutos. Para controlar melhor, despeje a água lentamente e de forma constante, ajustando o fluxo para que a infusão não seja nem muito rápida nem muito lenta, garantindo assim um café bem equilibrado.
Qual é o melhor café solúvel?
Ainda atento aos cafés? Veja o teste do Paladar que avaliou, às cegas, 6 marcas de café solúvel com um time de especialistas para descobrir qual é a melhor. Confira a matéria completa neste link.
Qual é o melhor café gourmet?
Neste outro teste, realizado pelo Paladar, além do sabor, critérios como aroma, persistência, corpo e finalização também foram considerados na avaliação ao lado de especialistas, que colocou o café Santa Mônica (intenso) em segundo lugar no pódio. Saiba quem ficou em primeiro lugar neste link.