Dois pedaços de pão, recheados com uma variedade infinita de ingredientes como carnes, saladas, queijos, patês e ovos, formam uma das refeições mais populares do mundo: o sanduíche.
Extremamente versátil, o sanduíche ganhou uma versão icônica por ser vendido a um preço nada modesto: U$ 214 (o que equivale a R$ 1.165,72, segundo a cotação atual*), que conquistou o título de lanche mais caro do mundo pelo Guinness World Records.
O que o torna tão especial?
O sanduíche leva o nome Quintessential Grilled Cheese, e o que o torna tão caro são os ingredientes: duas fatias de pão francês tipo Pullman, feito com champanhe Dom Perignon e flocos de ouro comestível 24 quilates, manteiga de trufas brancas e Caciocavallo Podolico, um tipo muito raro de queijo. Ainda, é servido com um sofisticado bisque de lagosta sul-africana ao molho de tomate.
Onde comer?
O Quintessential Grilled Cheese é uma das opções do Serendipity 3, um restaurante situado em Nova Iorque, nos Estados Unidos. A casa também é mundialmente conhecida pela sobremesa chamada Frrrozen Hot Chocolate e por ser o lugar de passagem de várias celebridades como Marilyn Monroe, Andy Warhol, entre outros.
Preparo do sanduíche
Embora conte com ingredientes luxuosos, o sanduíche segue a receita convencional de um conhecido queijo quente, com pães tostados por fora e recheio cremoso.
A diferença é que qualquer pedido precisa ser feito com ao menos 48 horas de antecedência “pois todos esses ingredientes são trazidos especialmente para o seu pedido”, explica Joe Calderon, chef criativo do restaurante, em entrevista para o Guinness World Records.
*informações com base na cotação do dia 25/06/2024.