PUBLICIDADE

Radar

Conheça o unagi: prato japonês que chefs precisam ‘estudar’ por mais de uma década

Por trás deste prato servido geralmente com arroz, estão chefs que se especializam por anos para dominar a receita

Enguia de água-doce besuntada em molho tarê com arroz cozido. Foto: Codo Meletti/EstadãoFoto: Codo Meletti/Estadão

Para quem é fã de Friends (ou bom frequentador de restaurantes japoneses), esse termo não é desconhecido: unagi. Trata-se da carne da enguia de água doce, comum na culinária japonesa. Mas não pense que essa iguaria pode ser feita de qualquer forma ou é fácil de manusear.

Phoebe e Rachel começam a fazer aulas de defesa pessoal. Ross, que já treinou caratê, diz que lhes falta habilidade para se defenderem sozinhas. Afinal, unagi não é algo que você é, é algo que você tem. Foto: NBC/ Divulgação

Chefs especializados estão por trás do prato que, para tornar a carne bem feita e macia, precisa de anos -muitos anos!- de prática. Dominar essa arte envolve um treinamento extenso: três anos para espetar, oito para fatiar e uma vida inteira para grelhar - como diz o ditado. O prato típico, que tradicionalmente é servido com arroz, passa por etapas que, em conjunto, são chamadas de ‘’Kabayaki’'.

A preparação, de maneira geral, envolve desossar as enguias, além de retirar os seus órgãos e dividir cada uma delas em ‘filés’ menores para encaixá-las em um espeto alongado. Só então elas são regadas por um molho adocicado e geralmente grelhadas. As informações são do TasteAtlas.

PUBLICIDADE

E o sabor?

O sabor do unagi pode ter diferentes nuances dependendo da forma em que é preparado. No geral, é uma iguaria que apresenta um gosto forte no paladar, mesclando o salgado e nuances levemente adocicadas.

Na região de Kanto, por exemplo, os cortes são feitos pelas costas e os filés, além de grelhados, também são cozidos no vapor, o que influencia no resultado em relação ao sabor e textura.

Unagi: 4,5 estrelas no TasteAtlas

O prato, consumido especialmente no Japão e formado com a enguia de água doce, é considerado luxuoso. Mas aqueles que tiveram oportunidade de experimentar, avaliaram muito bem a iguaria, que alcançou 4,5 estrelas do total de 5 na pontuação divulgada pelo TasteAtlas.

PUBLICIDADE

TasteAtlas: como funciona

Você sabe como funciona o TasteAtlas? O guia online é baseado em avaliações feitas por usuários que não são críticos e especialistas em gastronomia. Eles atribuem notas de 0,5 a 5 focando na autenticidade, qualidade dos ingredientes e experiência culinária geral para determinar as melhores recomendações de pratos.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE