Foram escolhidos os 40 finalistas do 33º Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso. Os nomes foram definidos após várias análises e testes às cegas realizados pela comissão julgadora da Experimental Agrícola do Brasil Ltda/illycaffè, que é responsável pela seleção e aquisição do café brasileiro para compor o blend illy.
Minas Gerais, a maior região produtora do país, tem a maior quantidade de finalistas com um total de 38 produtores na disputa pela premiação. Os outros dois que integram a lista são cafeicultores do estado de São Paulo.
Na final, prevista para o março de 2024, serão escolhidos os três melhores cafés brasileiros. Os que entrarem para o pódio ganham uma viagem ao exterior para participar do 9º Prêmio Ernesto Illy Internacional.
Ainda durante a cerimônia do 33° Prêmio Ernesto Illy, serão revelados os vencedores regionais e os melhores classificadores que concorrem ao Prêmio Classificador do Ano. Todos os vencedores e finalistas recebem prêmios em dinheiro e diplomas.
Receitas testadas e aprovadas
O Paladar tem uma série de receitas testadas e aprovadas que podem ser feitas em casa. Cofira opções de pratos, drinques e sobremesas aqui.