Publicidade

Publicidade

Radar

Conheça a pimenta mais ardida do mundo, segundo Guinness Book

Descubra a pimenta mais ardida do mundo, saiba mais sobre a brasileira malagueta e confira os melhores molhos de pimenta avaliados em um teste às cegas realizado pelo Paladar

WEBSTORIES SAUDE. Foto: DIVFoto: DIV

Embora muita gente acredite que a picância da pimenta venha das sementes, essa ideia é equivocada. Na verdade, a capsaicina — substância responsável pela ardência — está concentrada na placenta, o tecido esbranquiçado que sustenta as sementes. De acordo com o Guinness World Records, a pepper x, ou pimenta x é atualmente a pimenta mais ardida do mundo.

Criada por Ed Currie, fundador da Puckerbutt Pepper Company, a Pepper X superou a recordista anterior, Carolina Reaper, e se destaca não só pelo calor extremo, mas também pelo formato enrugado, que oferece mais espaço interno para o desenvolvimento da placenta.

O processo de cruzamento seletivo da Pepper X

Ed Currie, criador da Pepper X, explicou que o processo de cruzamento seletivo de pimentas pode levar anos até que as características desejadas, como altos níveis de capsaicinoides, se manifestem. Segundo Currie, as plantas da primeira geração costumam herdar muitas características de seus progenitores, mas é preciso paciência e persistência para alcançar os resultados ideais.

PUBLICIDADE

“Se obtivermos características desejáveis, como altos índices de capsaicinoides que estamos procurando, então continuaremos no cruzamento. Se não funcionar, teremos que começar tudo de novo. É um processo muito demorado e longo”, afirmou em entrevista ao canal WIRED.

Pimenta malagueta

Jars of traditional Brazilian peppers from the state of Goias. Foto: Mark Breck/Adobe Stoc

Quando o assunto é pimenta brasileira, a malagueta se destaca em outro ranking. De acordo com o guia gastronômico TasteAtlas, essa iguaria nacional aparece entre as melhores pimentas do mundo, ocupando o 20º lugar com uma avaliação de 4,0 estrelas de um total de 5. O site descreve a malagueta como uma variedade de cor vermelha brilhante e tamanho médio, ideal para sopas, pratos com aves, condimentos e ensopados. Saiba mais neste link.

PUBLICIDADE

TasteAtlas

O TasteAtlas é um guia online interativo dedicado à comida tradicional, bebidas locais e restaurantes autênticos ao redor do mundo. A avaliação no TasteAtlas é feita com base em votações populares, focando na autenticidade, qualidade dos ingredientes e experiência culinária geral para determinar as melhores recomendações gastronômicas globais.

O melhor molho de pimenta

O Paladar realizou um teste às cegas com 16 molhos de pimenta, todos disponíveis em supermercados brasileiros. A avaliação contou com especialistas no assunto, que provaram os molhos acompanhados de bolinhos de arroz para destacar melhor a picância e os sabores de cada marca.

PUBLICIDADE

O objetivo foi identificar os molhos que melhor equilibram ardência, sabor e versatilidade, sem revelar suas marcas durante a prova. O teste trouxe resultados surpreendentes, com molhos variando desde opções mais acessíveis até as mais premium, cada um com características próprias. Confira o resultado aqui.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE