Para quem ama um frescor diferente na gastronomia, optar por pescados pode ser uma carta na manga para aproveitar essa característica. Isso porque, atualmente, o mercado de peixes em conserva vem mostrando qualidade e versatilidade em seus produtos.
Entretanto, algumas pessoas podem ficar em dúvida sobre a excelência de produtos importados ou nacionais, sem saber por qual optar. Para te ajudar nessa escolha, o Paladar traz as características de cada um.
Conservas nacionais ou importadas?
De acordo com a matéria de Danielle Nagase para o Paladar, as conservas internacionais foram uma surpresa positiva para Lydia Brasil, dona da loja de pescados premium Fui ao Mar.
Segundo a proprietária da importadora, as conservas que experimentou, enquanto estava no exterior, apresentavam não só uma aparência artística, mas também uma qualidade extrema. Os pescados utilizam azeite extravirgem para se banhar e seu processo é feito de maneira artesanal.

Enquanto isso, aqui no Brasil, o cuidado e qualidade não fica atrás! O Projeto A.mar, por exemplo, apresenta a combinação da cartilha italiana de conservas enquanto trabalha somente com azeite extravirgem.
Para acompanhar essa técnica, o projeto ainda utiliza a ausência de cozimento em lata para trabalhar a texturização dos pescados e evitar a mistura dos líquidos de cozimento e a conserva. Esses exemplos mostram o minucioso trabalho por trás desses produtos, portanto, fica ao seu critério a escolha.
Sardinha ao forno com limão e tomilho
Agora que você conhece as qualidades das conservas importadas e nacionais, o que acha de aproveitar uma receita fácil e prática com sardinha? Vista como um dos principais pescados, a sardinha faz uma combinação crocante com outros dois ingredientes nessa iguaria cheia de sabor. Confira aqui a receita completa.

Polpetinha de atum
Perfeitas para aperitivos, essas polpetinhas de atum são fáceis de fazer e possuem um resultado que harmoniza muito bem os ingredientes. Esse preparo ainda tem um bônus: caso você adicione creme de limão ou molho de tomate, ele se torna um prato principal. Ficou com vontade? Venha conferir ao clicar aqui.
