Muito popular na cozinha por sua versatilidade, o inhame pode ser usado de vários formas, sejam em receitas salgadas, doces e até mesmo em bebidas. Mas, além de dar sabor aos pratos, ele tem sido motivo de destaque pelos vários benefícios que oferece, entre eles a saciedade prolongada.
Com baixo índice glicêmico devido a grande quantidade de fibras, o inhame contribui para uma digestão mais lenta e, como consequência mantem a sensação de saciedade por mais tempo.
Emagrecimento
Dessa forma, o inhame diminui a vontade de beliscar o tempo inteiro, o que pode ajudar quem está no processo de emagrecimento.
Ao Estadão, a nutricionista Sandra Chemin, coordenadora do curso de Nutrição do Centro Universitário São Camilo, em São Paulo, afirmou que o tubérculo é um ótimo substituto para outras fontes de carboidratos no cardápio de quem deseja perder peso. Para saber mais sobre os benefícios do inhame para a saúde, leia o conteúdo completo.
Como consumir inhame?
Devido à presença de oxalato e toxinas em sua composição, o inhame deve obrigatoriamente ser cozido antes do início de qualquer preparação.
O processo de cozimento ajuda a reduzir os níveis de oxalato e toxinas que podem causar irritação ou desconforto digestivo em algumas pessoas. Feito isso, ele pode ser consumido na forma de sopas, purê, assado, refogado ou salteado. Veja mais dicas sobre inhame.
Receitas
Cuscuz de inhame
Esta receita é a escolha perfeita para quem é fã do prato e quer variar no preparo. O cuscuz de inhame fica pronto em apenas três passos e utiliza poucos ingredientes. Veja a receita completa aqui.
Bolo de inhame
Um bolo delicioso que se encaixa perfeitamente em um lanche da tarde ou um café da manhã nutritivo. Veja a receita completa aqui.
Sopa de legumes com inhame
A sopa de legumes é o prato ideal para incluir o inhame. A receita é fácil e saborosa, com uma textura que não é cremosa e nem pegajosa. Veja a receita completa aqui.