O consumo de café solúvel cresceu no Brasil e alcançou 5,235 toneladas no primeiro trimestre de 2024, um aumento de 5,3% em comparação ao mesmo período do ano passado, quando foram consumidas 4,970 toneladas. Os dados são do relatório mais recente da Associação Brasileira da Indústria de Café Solúvel (Abics).
A entidade destaca as empresas do setor vêm realizando investimentos em qualidade e diversidade de produtos, que alinhados a estratégias de promoção e outras formas de consumo, como na gastronomia, impulsionam o resultado positivo.
A Abics conta ainda que estão sendo feitas ações para ampliar a percepção sobre qualidade e versatilidade dos produtos pelos consumidores, como a criação e implantação do protocolo de análise sensorial do café solúvel, em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL).
O melhor café solúvel do mercado
O café solúvel costuma ganhar o público pela praticidade, mas a qualidade também é importante, por isso, o Paladar reuniu especialistas para testar 11 marcas do produto às cegas.
Durante a degustação, o júri foi positivamente surpreendido pela boa acidez, baixo amargor e sabor frutado da maioria das marcas. Confira o ranking com os melhores cafés solúveis aqui.