A semente de abóbora é uma parte comestível do legume e pode ser usada em muitas receitas, principalmente em dietas saudáveis. Apesar de deliciosa e rica em nutrientes, ela deve ser evitada por algumas pessoas. Saiba tudo sobre semente de abóbora na matéria de Beatriz Yamamoto, no Paladar.
Quem não pode comer semente de abóbora?
A semente de abóbora é segura e benéfica para a maioria das pessoas. No entanto, aqueles com problemas renais devem monitorar a ingestão de fósforo, já que a semente é rica nesse mineral.
Além disso, quem tem alergias específicas deve observar a reação ao consumir essa parte do alimento. Também vale destacar que é importante consumi-la com moderação, pois apresenta muitas calorias.
Benefícios da semente de abóbora
Desde que não haja contraindicações, a semente pode ser consumida normalmente. Rica em nutrientes como proteínas, fibras, ferro, magnésio e zinco, ela possui propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que podem favorecer a saúde da próstata, melhorar a qualidade do sono e contribuir para a saúde cardiovascular e digestiva.
Receitas com semente de abóbora
Agora que você já sabe quem pode consumir a semente de abóbora e os benefícios que ela oferece à saúde, que tal aprender algumas receitas fáceis e práticas que levam o ingrediente? Veja sugestões a seguir:
Salada simples com semente de abóbora e ricota
Essa salada prática e deliciosa, feita com alface, tomate, queijo ricota e semente de abóbora, tem frescor e crocância a cada garfada. É perfeita para uma refeição rápida e saudável. Veja a receita completa.
Farofa nutritiva com semente de abóbora
A semente traz crocância para a farofa, além de ser rica em antioxidantes. Essa combinação saudável e saborosa é ideal para acompanhar diversos pratos. Veja a receita completa.
Semente abóbora crocante
Semente de abóbora torrada é um petisco crocante e nutritivo. É perfeito para ser consumido sozinho ou para acompanhar saladas, sopas e granolas para um toque crocante e saudável. Veja a receita completa.