Seja para preparar um molho branco, um estrogonofe ou simplemente para acompanhar alguma fruta, você vai precisar do famoso creme de leite. No entanto, com tantas opções no mercado, qual a melhor escolha?
Neste momento, é comum que surjam dúvidas como: “Posso usar o de caixinha ou tem que ser a versão em lata? E a nata? É a mesma coisa?”. Para ajudar neste momento, a reportagem da Renata Mesquita para o Paladar trouxe os principais pontos para entender a diferença entre esses dois produtos de uma vez por todas.
Creme de leite de lata
A versão do creme de leite de lata costuma ter um percentual de gordura entre 20% a 25% e, por isso, não serve para bater chantilly. Sua textura é mais densa e tem um aspecto amarelado, pois passa por um processo de esterilização para aumentar a validade e poder ficar em temperatura ambiente.
Além do teor de gordura, a grande diferença para o de caixinha, é que ele não é homogeneizado, fazendo com que o soro fique separado do creme – podendo ou não ser utilizado.
Creme de leite de caixinha
Por outro lado, o de caixinha contém entre 10% e 20% de teor de gordura, sendo o mais comum com 17%. É a versão mais barata do produto, mas também a mais industrializada e menos natural.
À mistura de creme de leite com leite em pó, são acrescidos estabilizantes, para aumentar a durabilidade, e espessantes, como goma e amido, para dar consistência e cremosidade e torná-lo menos líquido. Já vem homogeneizado, ou seja, o soro já vem misturado. Por isso, se você precisar preparar uma receita que exija o creme de leite sem soro, precisa ser o de lata.
Qual é o melhor?
Na hora de escolher a melhor opção de creme de leite para você tudo vai depender do que será preparado. Assim, o mais importante é entender a função do creme na receita e observar qual o percentual de gordura pedido nela.
Mas para facilitar a sua vida, fica assim: você pode sempre usar o fresco no lugar da caixinha ou lata. Mas lembre-se que o fresco tem mais gordura, ou seja, o resultado da receita será mais rico, untuoso. Agora, usar a caixinha no lugar do fresco é uma troca mais delicada e geralmente não funciona. O de caixinha tem menos gordura, então, a textura e sabor finais serão impactados.
Quer saber mais sobre essas diferenças, leia a reportagem completa da jornalista Renata Mesquita neste link.